Primeiros Socorros: Hipoglicemia

 

Quando estamos viajando ou acampando, acabamos ficando bastante tempo sem nos alimentarmos. Isso pode causar a hipoglicemia, mesmo em pessoas que não são diabéticas.

 

O que é?

 

É a falta de açúcar no sangue ou a diminuição de seu nível, que resulta na falta de energia no cérebro. Pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, sendo mais comum nos diabéticos. Para quem não sofre desse mal, a causa mais comum é ficar mais de 3 horas sem comer. Para a prevenção, é essencial uma alimentação correta e balanceada durante as aventuras! Procure sempre levar um lanche doce, como chocolates ou balas, para que você possa ficar beliscando durante o dia.

 

O que causa?

– Ficar muito tempo sem comer nada (3 horas ou mais);

– Excesso de exercício físico (principalmente associado a uma alimentação fraca ou com poucos carboidratos);

– Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

– Não tomar a insulina na dose ou no horário correto (no caso de diabéticos).

 

O que acontece?

A hipoglicemia tem duas fases, que podem apresentar sintomas diferenciados. Os primeiros sintomas a aparecer são tremores, tonturas, suor e nervosismo, palpitações e taquicardia, náuseas e vômitos e a própria fome. Na segunda fase, surgem os sintomas avançados, que englobam confusão mental, visão turva ou dupla, cansaço e fraqueza, sono excessivo e desmaios nos casos mais graves.  

 

O que fazer?

 

Se a pessoa não for diabética: Oferecer um copo de água com duas colheres de açúcar, um copo de suco de frutas natural ou bala. O importante é que a pessoa consuma um alimento com glicose.

Se a pessoa for diabética: Perguntar se usa algum tipo de medicamento, se tem controle para diabetes e se está na hora de tomar o remédio. Se sim, aplique o remédio imediatamente e encaminhe a pessoa ao médico.

Se houver desmaio: Coloque um pouco de açúcar embaixo da língua da pessoa, ou umedeça uma gaze com água doce e coloque em seus lábios. Mas não deixe de procurar um hospital imediatamente!! Em caso de diabéticos, não aplique a insulina se a pessoa estiver inconsciente.


Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda