Primeiros Socorros: Queimaduras

Para quem gosta de pegar seu Motor Home e viajar para locais perto da natureza, atividades ao ar livre são sempre uma opção divertida. Porém, nesse tipo de atividade, sempre estamos expostos a alguns tipos de queimadura. Seja uma mais simples, causada pelo excesso de sol ou ainda aquelas mais graves, provocada por um fogareiro, panela quente, ou até mesmo por uma fogueira. Vamos dar dicas de como aplicar os primeiros cuidados caso um desses acidentes aconteça em sua viagem. Fique ligado!

Primeiramente, é preciso explicar que existem três classe de queimaduras. Cada uma delas necessita de tipos de cuidados diferentes, pois nem todas têm a mesma gravidade. A seguir, veja dicas de como identificar e cuidar de cada grau:
 

Queimadura de Primeiro Grau
 

São queimaduras leves, que atingem apenas a camada superficial da pele, chamada de epiderme. A região da pele atingida fica vermelha e dolorida. Um dos exemplos de queimaduras de primeiro grau é a exposição direta ao sol sem protetor solar ou aqueça causada ao derramar água fervente na pele, encostar em uma panela quente e outros descuidos. Nesses casos, o atendimento não requer grandes preocupações. 
 
Para aliviar a dor, aplique água gelada. Existem algumas pomadas para queimaduras que fazem uma anestesia superficial no local queimado, mas jamais aplique sem ter certeza de que não haverá algum tipo de reação alérgica. Caso não haja melhora, procure atendimento médico.
 
 

Queimadura de Segundo Grau

 
Trata-se de uma queimadura que passa das primeiras camadas da pele. É muito dolorida e é formada por bolhas. Neste caso, o local da queimadura deve ser colocado debaixo de água corrente limpa (de preferência gelada), permanecendo por pelo menos 5 minutos para diminuição da dor. Não coloque pasta de dente, nem clara de ovo, ou qualquer outra “receita” caseira – pois elas são mitos. Aplique pomada indicada para queimaduras apenas se você tem certeza de que ela não irá causar reações.
 
Jamais estoure as bolhas. Mas, caso isso aconteça, não corte a pele que ficou “solta”. Apenas lave a queimadura com soro fisiológico e mantenha o local protegido com um plástico ou um pano limpo e úmido (evite algodão), para impedir a entrada de bactérias. Se a queimadura for de grande extensão, é importante acalmar a vítima e deslocá-la para o  atendimento médico especializado.
 
 

Queimadura de Terceiro Grau

 
É o tipo de queimadura mais complicado, pois é mais profunda. Caracteriza-se pelo derretimento da pele, atingindo sistemas sensoriais e podendo chegar aos ossos. Sobre a queimadura não deve ser colocado nada além de água corrente (limpa) ou soro fisiológico. O local atingido deve ser coberto com um plástico ou pano limpo e úmido (evite algodão) para isolar a área e impedir a entrada de bactérias, evitando infecções. Nesses casos, mesmo se a lesão for pequena, a pessoa deve ser deslocada para um atendimento adequado. Dependendo do tamanho da queimadura, a vítima pode entrar em estado de choque.
 
Em qualquer dúvida sobre a gravidade da queimadura ou sobre os cuidados para curá-la, procure atendimento médico. Tome muito cuidado ao manejar objetos quentes ou brincar com fogueiras. É sempre melhor prevenir do que remediar. 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda