Primeiros Socorros: Bolhas nos pés

 

É comum precisarmos usar muito nossos pés quando estamos viajando para conhecer lugares novos, principalmente quando estamos acampando ou indo para o interior. O cuidado com os pés precisa ser redobrado, pois dependemos deles para nossas aventuras, como em trilhas ou caminhadas. Ninguém quer ser acometido por bolhas nos pés bem na hora da diversão. As causas das bolhas são variadas. Se a identificarmos, mais fácil será o tratamento.


Afinal, o que são as bolhas?

Bolhas são ferimentos que se formam na pele quando ela sofre algum tipo de atrito que provoque um descolamento entre a epiderme e a derme. A bolha inicia com o simples descolamento da pele e pode evoluir para uma bolha com a formação de líquidos na sua parte interna, ou ainda para uma situação com sangramento.

Previna as bolhas nos pés

Existem dois fatores que são os principais causadores de bolhas: o atrito e o suor. Você pode ter uma bolha simplesmente porque a costura da meia ficou em cima do dedinho, ou porque entrou um pouco de areia no calçado. Mas se a pele estiver úmida, a tendência é que a bolha se forme mais facilmente.

Evite o atrito

O atrito acontece comumente em áreas onde há um osso saliente ou nos dedos. Veja dicas:

– Use mais de uma meia, uma delas bem grudada ao pé: dessa forma, o atrito que ocorreria entre a meia e o pé será apenas entre as meias;

– Use meias para trekking, acolchoadas nas partes de maior atrito do pé;

– Use meias de tamanho adequado ao seu pé, jamais meias grandes demais;

– Nunca vá com um calçado novo. O ideal é usá-lo várias vezes antes de levar para uma situação de trilha;

– Use vaselina entre os dedos ou em locais que você percebe que são mais sensíveis à formação de bolhas. Esses produtos “escorregam” e diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos;

– Use micropore nos dedos do pé ou em outro local que você identifique ser mais sensível. Para situações mais extremas enrole os dedos do pé um a um, fazendo uma camada protetora da pele em cada dedo.

Evite o suor

Quando o pé sua por conta de caminhadas, esse suor acaba molhando a pele e mantendo o pé úmido. Essa umidade, por tempo prolongado, acaba “amolecendo” a pele e deixando ela mais sensível ao atrito. Dicas para evitar:

– Use meias que facilitem a evaporação do suor. Há marcas que desenvolvem tecnologias para isso;

– Use desodorante para os pés (talco ou spray), isso diminui a umidade, evitando a formação de bolhas.

– Use calçados respiráveis, que permitam que seu suor evapore.

E se a bolha surgir mesmo assim?

Pare ao menor sintoma de desconforto, tire os sapatos, identifique o que está ocasionando a ferida e trate do problema. Quanto antes for identificada a formação da bolha, mais fácil evitar que ela atrapalhe sua aventura.

Como tratar bolhas?

O tratamento vai depender do estágio em que a bolha se encontra:

Bolha em estado inicial

O melhor a fazer é colocar um algodão, uma gaze ou até mesmo um band-aid ou micropore para poder isolar a área machucada. Nesse estado inicial, o mais importante é eliminar o atrito que estava causando a bolha, impedindo que ela se transforme em uma bolha com líquido.

Bolha com líquido

Quando a bolha evolui para um estado mais avançado, ela começa a se encher com um líquido transparente. Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso.

No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele. Faça isso com cuidado, não “estoure” a bolha, apenas faça um pequeno furo com uma agulha e ajude o líquido a sair.

Jamais remova a pele “solta” que está cobrindo a bolha. Ela é um curativo natural que ajudará a manter protegida a pele interna machucada.

É importante se certificar que o material que será usado para furar a bolha esteja devidamente esterelizado. Se não estiver limpo, isso pode acabar ocasionando uma infecção. Após drenar a bolha, faça um curativo sobre ela e certifique-se de que não haverá mais atrito no local.

Bolha com sangue

A bolha de sangue acontece quando a lesão formada pelo atrito chega aos vasos sanguíneos superficiais, sem rompimento da epiderme. São, normalmente, formadas por uma pressão forte sobre a pele.

Assim que você identificar que está com uma bolha que já possui sangue na sua parte interna, a prioridade é fazer um furinho com uma agulha, sem romper a pele, para que o sangue saia de dentro da bolha. Para fazer isso, use o mesmo procedimento usado nas bolhas com líquidos. Faça esse procedimento assim que perceber o sangue – quanto mais cedo, menor a chance de o sangue coagular entre as peles.

Mas, cuidado!

Se a situação da bolha ficar muito grave ou ao mínimo sinal de infecção na região, procure imediatamente um médico ou hospital.

Tenha em mente que uma bolha infeccionada, principalmente na região dos pés, pode rapidamente acabar com qualquer acampamento ou aventura. Você precisa deles para conseguir acampar, se locomover e caminhar. Cuide deles!

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda