Campismo na Serra Gaúcha: cervejarias como destino

 

Mais complexas em sua elaboração e com produção mais restrita, as cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro e, assim como o vinho,  já servem como atrativo turístico para regiões que concentram sua produção.

É por isso que, enquanto o inverno não chega, a Vettura te dá um excelente motivo para viajar com seu motor home para a Serra Gaúcha: criamos uma lista de cervejarias na região para você agregar duas paixões – o campismo e a cerveja. Além disso, aproveite para entender um pouco mais sobre uma das bebidas mais antigas do mundo.

Cervejarias:

Edelbrau, em Nova Petrópolis: O que oferece?

 

 

Edelbrau Winter: Uma Stout, cerveja que possui coloração negra, de alta fermentação. Apresenta sabor e aroma de maltes tostados que remetem a chocolate e café. Sua combinação especial de aveia e malte de centeio lhe confere um corpo aveludado. Revela um amargor suave que equilibra o paladar desta saborosa cerveja.

 

 

Edelbrau Dunkel: Cerveja de baixa fermentação, do estilo Schwarzbier. Possui coloração escura, demonstrando a qualidade e refino do malte torrado. O sabor e aroma apresentam notas suaves de torrefação que lembram café e chocolate, além de bom equilíbrio de amargor. Sua espuma é consistente e cremosa.

           

Edelbrau Pilsen: Bebida leve, de baixa fermentação, caracterizada pela coloração amarelo-dourada. Possui sabor acentuado de malte e lúpulos, e aroma suave como uma autêntica Pilsen.

 

            Edelbrau Weiss: Origina-se essencialmente do malte de trigo. É uma cerveja muito refrescante, de alta fermentação e naturalmente turva por não ser filtrada. Sua espuma é densa e cremosa. Possui um aroma característico de cravo e banana, o que torna a Weiss uma cerveja inigualável.

 

Edelbrau Pale Ale: Dourada, de alta fermentação. Tem como destaque os aromas cítricos e frutados, originários de seus exclusivos lúpulos americanos. Por ser uma cerveja muito aromática, convida facilmente para um próximo gole.

 

Edelbrau Blond Ale: Também dourada, mas de alta fermentação. Sua levedura belga especial confere um complexo e agradável aroma frutado e de especiarias. Possui um corpo médio-baixo, amargor suave e bem equilibrado.

 

 

Rasen Bier, em Gramado: O que oferece?

 

Pilsen: cerveja clara, de baixa fermentação, cujos ingredientes são água, malte, lúpulo e levedura. A cerveja possui médio teor alcoólico, 4,8%. A única diferença da cerveja para o Chopp da Rasen é que a cerveja passa por um processo de pasteurização.

 

            Dunkel: escura, do tipo Lager, do estilo Schwarzbier (cerveja preta em alemão). Possui 4 tipos diferentes de maltes e 2 de lúpulos, todos eles importados. É marcante, com um aroma que apresenta notas de torrefação, de café. Apresenta sabores intensos e firmes na boca, com boa persistência, presença de malte torrado e amargor bastante equilibrado. Possui espuma cremosa e duradoura. O teor alcoólico é de 4,8%, considerado médio.

 

Amber Ale: cerveja de alta fermentação, forte, marcante, um pouco mais amarga que as outras, apresenta mais corpo, tem aroma floral, com notas de caramelo e um paladar cítrico levemente condimentado, ótima para se degustar no inverno, harmonizando com pratos quentes como carnes com temperos fortes, feijoadas, etc. Tem espuma muito cremosa, com boa retenção (dura bastante tempo) e cor que lembra palha. Apresenta uma cor Âmbar, ou seja, marrom-acobreado (cor de cobre, bronze). Ale significa alta fermentação, é o estilo do fermento utilizado na fermentação, que trabalha em temperaturas altas e eleva um pouco o teor alcoólico, neste caso, 5,2%. A cerveja pertence ao estilo American Âmbar Ale, que tem origem no oeste Americano.

 

 

Weizen: refrescante, feita à base de malte de trigo, tem um paladar leve, apesar de não passar por processo de filtragem; aroma frutado, com toques de cravo e banana. Tem origem no sul da Alemanha e, historicamente, são consumidas no verão. Tem graduação alcoolica de 5,5%. Sua coloração é dourada.  Pertence ao estilo Hefeweizen (Hefe significa fermento, em alemão), e por isso não é filtrada. Como envelhece rapidamente, a Weizen é melhor apreciada quando está nova e fresca, recém engarrafada.

Cerâmica: além de engarrafada e comercializada em longs necks e garrafas de 600ml, a Rasen Pilsen também é vendida em garrafas exclusivas e retornáveis feitas de cerâmica, em estilo Siphon. Esta garrafa, tradição na Alemanha, foi criada para uma apreciação mais requintada da bebida, pois a cerâmica passa a sensação de sair do próprio local de armazenamento. Apesar de o gosto ser o mesmo, ela ganha um ar de bebida rara, mais especial. O fato é que comum ela não é, já que são poucos os locais que vendem Rasen na garrafa de cerâmica. 

 

 

Cervejaria do Farol, em Canela: O que oferece?

 

            Weiss Bier: Weizenbier, também chamado de Hefeweizen, Weissbier ou Hefeweissbier (em português, cerveja de trigo), é um tipo de cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. Normalmente, tem uma graduação alcoólica entre 5 e 6 por cento. A bebida é principalmente consumida no Sul da Alemanha nos estados da Baviera e Baden-Württemberg, porém também é bastante popular em outras regiões do país, bem como em vários outros países, como na Áustria, na Bélgica e nos Estados Unidos.

 

            Pilsen Bier: Pilsen é um tipo de cerveja lager da Segunda Revolução Industrial, com o avanço da microbiologia e da eletricidade refrigerando os equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores. É originária da cidade de Pilsen, na Checoslováquia, por volta de 1840. É fabricada a partir de malte tipo Pilsen e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação Saccharomyces uvarum. Possui sabor delicado, é leve, clara e de baixo teor alcoólico (3~5%). É transparente e amarela, mas sua espuma é opaca e branca devido ao espalhamento da luz no espaço entre a bebida e as bolhas de ar. Seu sucesso foi tão grande que fez desaparecer a cerveja Porter, que só voltou a ser produzida no fim do século XX.

            Doppel Bock: Doppelbock ou double bock é uma versão mais forte da traditional bock que foi fabricada em Munique pelos monges Paulaner, uma ordem fundada por São Francisco de Paula. Historicamente, a doppelbock era forte em álcool e doce, servindo assim como "pão líquido" para os monges durante os períodos de jejum, quando o alimento sólido não era permitido. Hoje, a doppelbock ainda é forte, variando de 7% a 12% ou mais, em volume. É claro, com cor variando de ouro escuro, para a versão mais pálida, ao marrom escuro com reflexos rubi para a versão mais escura. Ela tem um grande colarinho, cremoso e persistente (embora a retenção de espuma possa ser prejudicada pelo álcool nas versões mais fortes). O aroma é intenso de malte, com sabor rico e maltado, notas tostadas e teor alcoólico perceptível. Versões mais claras podem ter um final seco.

 

Gram Bier, em Gramado: O que oferece?

 

Snow: de cor dourada, com espuma consistente, aroma frutado e sabor suave, a Snow é uma cerveja turva, de alta fermentação estivo Hefeweizen. Leve e refrescante.

Valsa do Imperador: Amber lager de corpo médio e brilhante, sabor levemente tostado e aroma maltado. Tem amargor suficiente para balancear o dulçor do malte. Apresenta elegância pela composição dos ingredientes nobres e do processo cuidadoso. Desenvolvida por Anton Dreher em 1841 na Áustria, foi a primeira lager do mundo, criando uma nova escola de produção.

Gram Pilsner: tipo Pilsen de cor dourada, corpo médio, aroma suave e lúpulos equilibrados. Teor alcoólico de 5,1%.

Black Tie Porter: tipo Porter de cor marrom escura e opaca. Tem corpo denso, aroma marcante de chocolate, café e malte torrado, com lúpulos pronunciados. Teor alcoólico de 7,0%.

Barrel Series Porter: cerveja tipo Porter de cor marrom escura e opaca. Tem corpo denso, aroma marcante de chocolate, café e malte torrado, com lúpulos pronunciados. Teor alcoólico de 7,0%.

Vulcão Weizenbock: cerveja tipo Weizenbock de cor âmbar, corpo denso, amargor suave, com aroma típico de banana e cravo e lúpulos discretos. Teor alcoólico de 8,2%.

Granada: uma IPA no melhor estilo americano para os hop-heads: amargor pungente, sabor e aromas florais, cítricos e herbáceos bem destacados. Muito lúpulo.

Pecado: dourada, com corpo médio, aroma frutado e sabor levemente adocicado, a Pecado é uma cerveja de alta fermentação inspirada na escola belga. Cremosa e complexa, tem 6,3% de teor alcoólico.

Saison Physalis: saison (estação, em francês) é uma cerveja de estilo belga fabricada no inverno e destinada aos trabalhadores da colheita no verão. A Gram Bier apresenta sua Saison com adição de Physalis, uma cerveja muito aromática, levemente ácida e com final seco.

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda