Primeiros socorros: desidratação

Campistas adoram um belo dia de sol.  Mas o forte calor pode causar desidratação e sintomas graves, até porque, as atividades em de um aventureiro em geral demandam bastante movimentação e desgaste físico, com intensa exposição ao sol, o que naturalmente faz o corpo suar e perder líquidos.

Todos sabem: a água é um elemento fundamental para manter seu corpo em funcionamento, e a falta dela pode causar grandes danos.

A desidratação acontece quando seu corpo não está recebendo a quantidade de água necessária. Ela pode ser causada por perda excessiva de líquidos (principalmente durante a realização de atividades físicas ou excesso de calor), ou mesmo pela falta de ingestão de água, e é classificada como leve ou grave, dependendo da quantidade de líquido que o corpo perdeu ou que não foi reposto.

 

Desidratação leve

Sentir sede ou perceber que a boca está seca é um sinal de uma desidratação leve. Mas, em sua fase inicial, nem sempre a pessoa sente sede, por isso, é importante também estar atento a outros sintomas, como dor de cabeça, tonturas ou falta de vontade de urinar.

 

Desidratação grave

Quando o nível de desidratação piora e se agrava, a pessoa fica confusa, irritadiça e sua boca fica extremamente seca. Outros sintomas são pressão baixa, frequência cardíaca alta e falta de vontade de urinar por mais de oito horas, ou, ao ir ao banheiro, observar que a cor da urina está amarela escura ou até alaranjada. Em casos extremos, a pele se torna tão seca que, ao apertá-la, ela fica enrugada, a pessoa sente febre e começa a delirar. Em uma situação ainda pior, os rins (e outros órgãos) podem entrar em colapso e é possível que haja perda de consciência, convulsões, coma e até a morte.

 

Tratamento

A ingestão de água é geralmente suficiente para resolver a desidratação leve. É melhor ingerir quantidades pequenas de líquidos (usando uma colher de chá ou até mesmo uma gaze umedecida) do que dar goles grandes de uma vez só. Quando em situação de desidratação, a ingestão de uma grande quantidade de líquidos de uma só vez pode causar náusea e, assim, mais vômitos, agravando o quadro.

Além da ingestão de água, também é possível amenizar a situação com a ingestão de isotônicos (como Gatorade, Powerade etc.) que possuem sais minerais e carboidratos e foram desenvolvidos especialmente para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração.

Soro caseiro e água de coco também são excelentes formas de repor líquidos. No entanto, a última, quando ingerida em grande quantidade, pode levar o aventureiro a ter diarréia.

Fluidos intravenosos (soro hospitalar) e hospitalização são a melhor opção em caso de desidratação grave. É muito importante a busca médica, principalmente em casos mais graves, pois só uma pessoa habilitada poderá avaliar o real quadro clínico de uma pessoa com desidratação.

Mas, estando em um local extremo ou isolado, procure repor os líquidos aos primeiros sinais de desidratação, para que a situação não se agrave.

 

Prevenção

– Mesmo sem sede, beba líquidos diariamente, ainda que em quantidades pequenas, principalmente se estiver fazendo atividades físicas. No mínimo, um copo por turno, se você não estiver fazendo uma atividade de grande intensidade;

– Além da água, boa parte do líquido que necessitamos vem de alimentos. Sendo assim, pausas para um pequeno lanche, com frutas, por exemplo, também ajudam na prevenção da desidratação;

– Esteja sempre controlando a quantidade de água que carrega para não acontecer de ela acabar no meio de uma caminhada, por exemplo. Além disso, procure levar sempre consigo uma garrafinha de água extra, para ser usada apenas em situação de emergência.

 

Receita de soro caseiro

Esta medida é para um copo de água e o tamanho das colheres é de café e de sobremesa.

– 1 copo de água (200 ml);

– 1 colher de cafezinho de sal;

– 2 colheres de sobremesa de açúcar.

 

Com informações de Marcelo Ferret, técnico em Segurança do Trabalho que já foi resgatista voluntário e atualmente trabalha no Instituto do Câncer Infantil.

 

 

 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda