Motor home: economia para viagens

 

O mercado de motor homes cresce a cada dia e evidencia uma opção de locomoção em viagens que pode ser um alívio para o bolso dos turistas.

 

No exterior, já é grande a parcela de viajantes que optam por fazer as chamadas “Road trips” alugando esses veículos – com eles, é possível, por exemplo, ir de um canto a outro de um país cortando gastos que seriam destinados a passagens, hotéis, alimentação e transporte em cada lugar visitado.

Mas por aqui, no Brasil, a experiência também já é adotada por casais e famílias que escolhem investir na compra de um motor home para, mais tarde, poupar nos passeios.

Foi o que fizeram Daniel e Vera Daher. O casal – ela, professora gaúcha aposentada, hoje com 64 anos, e ele, paulista, eletrotécnico aposentado, com 66 – compraram seu primeiro motor home em 1998. Era um VW usado com capacidade para oito pessoas.

Com os quatro filhos crescidos e seguindo suas vidas, em 2013 o casal procurou a Vettura Motor Homes na busca por um veículo menor, só para os dois. Eles adquiriram um Dreamhouse com espaço para quatro ocupantes. Foi nele que começaram uma vida itinerante por diversos lugares do país. Hoje, possuem uma residência fixa no Estado de São Paulo, mas vivem mesmo é no motor home.

Com o veículo, os dois conseguem visitar, inclusive, locais de difícil acesso para agências de turismo. Citam como exemplo a Amazônia, que já cruzaram quatro vezes – em uma delas, colocaram o motor home em uma balsa e seguiram durante 13 dias pelos rios Madeira, Solimões e Amazonas. Além disso, Argentina e Chile também já foram destinos do casal, por vezes cruzando estradas cobertas de gelo, no conforto do que chamam de sua “casa itinerante”.

Vera destaca a economia já feita com a utilização do motor home. “Se fizermos uma estimativa do quanto se gasta em um pacote de viagem durante uma semana para qualquer lugar, através de uma empresa de turismo ou mesmo por conta própria, o valor despendido serviria pra cobrir um mês de viagem com o motor home”, avalia.

Com o veículo, os gastos ficam basicamente em torno de combustível e diária de campings que, segundo Vera, nunca ultrapassam o valor de R$ 70 a diária para o casal.

A turista destaca ainda que, quando no motor home, a quantidade de mantimentos necessários para se viver “tem custo muito menor do que se gastaria em uma residência fixa”.

Vera lembra, por fim, outra das vantagens de se trocar hotéis pelo próprio meio de locomoção: “Viajando com um motor home você tem a oportunidade de comunicar-se diretamente com o povo do lugar que visita. Você recebe informações ‘de raiz’, interage com a população e sai podendo dizer que realmente conhece aquele local”, conclui.

 

 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda