Guia básico para entrar no mundo do motorhome

A versatilidade e a privacidade de se ter um motorhome é inigualável. Final de semana, feriado, férias, não importa. A cada ocasião, você escolhe o destino sem se preocupar com horário, check in, fila ou tarifa de hospedagem.

Basicamente, um motorhome é equipado com cama, chuveiro, toalete, refrigerador, fogão, pia e uma sala (chamada ‘dinete’). A partir disso, sua criatividade (e seu bolso) é quem manda. Pode-se instalar ar-condicionado, equipamento de som, blu-ray, luzes de LED, placas de energia solar, banheira, televisão, máquina de lavar roupa etc. E olha que esse ‘etc.’ é quase infinito.

E como pernoitar com segurança? Para isso, é imprescindível procurar por campings ou postos credenciados. Alguns fornecem água e ponto de luz. Nossa dica, é visitar o site www.macamp.com.br para pesquisar esses lugares.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que, para conduzir veículos de até 6 mil quilos, o condutor deve ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. Para veículos acima desse peso, é exigida categoria C. Mas atenção: para obter a categoria C, o condutor deve ter a B por pelo menos 1 ano, sem cometer infrações. Outra regra importante é que, durante o deslocamento, motorista e passageiros devem utilizar o cinto de segurança.

No Brasil, a documentação de um motorhome é igual a de um veículo utilitário. Para saber qual o tamanho do veículo apropriado, é importante considerar o número de pessoas que nele será transportado.

Por aqui, infelizmente, ainda não há linhas de crédito para motorhome. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, pode-se financiar a compra por até 10 anos.
 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda